quarta-feira, 13 de abril de 2011

O ofício de leitor


          Responda: você gosta de ler? Sim? Não? E o quanto você lê? Pouco? Mais ou menos? Muito? Ou MUITO? Rsrs! Hoje eu me pergunto: o que seria da minha vida sem a Literatura? E, juro, não sei responder! Perguntaram a Lygia Fagundes Telles se ela morreria se não pudesse mais escrever. Resposta: "Não morreria, mas ficaria tão triste, que seria como se tivesse morrido." E você, leitor, que lê todos os dias e se considera um "viciado" em Literatura? Ou você que não lê assim vorazmente mas que de vez em quando lê um livro ou outro e sente prazer nisso? Eu te pergunto: o que você faria se te fosse vedado o direito de ler? O que aconteceria contigo se seus olhos não reconhecessem mais as palavras? Você morreria? Hum...?
          Difícil responder a perguntas desse tipo, não é? Fato: você NUNCA se imagina "mesmo" perdendo pra sempre aquilo que você mais gosta. Seja esse aquilo o que for. E quando, porventura, você tenta imaginar como seria a sua vida, ou o que seria de você, sem esse valoroso aquilo, algo de desagradável te invade e você descarta completamente a ideia, nem pensar mais nisso você quer. E você diz: "Oxi, mas isso nunca vai acontecer, ficar pensando nisso é besteira!"
          Voltando para o objetivo do texto. O ofício de leitor. O que você acha que seria esse ofício? Já parou pra pensar nisso? Talvez sim e tenha chegado a uma conclusão: não há nada de ofício nisso! Mas será que não? "Afinal", você diz, "só leio quando eu quero e só o que eu quero, portando, não vejo ofício nenhum nisso." Pode ser que você que pensa assim esteja certo. Ou que esteja tremendamente errado! Depende apenas de como a questão é analisada e por quem ela é analisada. Um "doente" como o que vos escreve acha que aquele que pensa dessa forma está muito, mas muito mesmo, errado! Há, sim, um ofício reservado aos leitores. Como há o ofício de escritor. 
          "Mas", você pergunta, "se há esse ofício, em que ele consiste?" E eu te respondo? Acho que não! Não tão objetivamente quanto você (e até mesmo eu) gostaria de ouvir uma resposta. Fato: cada um lê de uma forma, apenas o que quer e acha interessante. Alguns vão além disso e leem o que não os interessa também, apenas por um modismo ou por acharem que podem acabar se interessando. Certo? Sim, caso contrário eu não teria me metido a ler Crepúsculo e os famigerados que dão continuidade a este. E nesse caso foi pelos dois motivos juntos: modismo e por achar que seria interessante. O resultado escusa dizer. Mesmo! Rsrs!
          "Eu faço da leitura meu ofício?" ou "Eu sigo o ofício de leitor?", você deve estar se perguntando (ou não! rsrs!).  Me responda: quando você está lendo um livro, seja ele qual for, você sente a necessidade de lê-lo todos os dias ou passa dois, três ou mais dias sem ler? E se um dia você chega em casa, à noite, muito cansado, o que você faz? Cai na cama, com o desejo de dormir apenas, ou lê ao menos umas páginas, mesmo com aquela sensação de peso nos olhos, por que sente que isso é necessário pra você? Quando fica sem ler por "motivo de força maior", sente que está faltando alguma coisa no seu dia? E aquela velha pergunta no início do texto? "O que você faria se não pudesse mais ler?" Tente responder esta pergunta a si mesmo. Não é fácil e talvez você nem consiga, assim como eu. Juro que só o simples fato de tentar imaginar o que me aconteceria se me fosse vedado o direito de ler me dói estranhamente. Não sei explicar. E você? Hum...?
          Pense nas respostas dadas por você às perguntas que fiz anteriormente. E responda a si mesmo (e a mim também se quiser deixar um comentário!) sobre "o ofício de leitor". Você segue esse ofício? Sim? Não?

Amplexos!

3 comentários:

  1. Que ofícil maravilhoso é esse de leitor! Como é bom você ler uma história, seja fictícia ou real, e se identificar com o(s)personagem(ns). Sentir suas dores, alegrias, medos, enfim, jogar-se por inteiro no livro que está lendo.
    É isso que busco fazer a cada livro que leio, por sinal, muito pouco pra o que pretendo ler.
    E realmente fico sim angustiada quando passo um dia sem exercer meu ofícil. É um vazio inexplicável.
    Espero que até meu último suspiro, Deus me conceda a benção de continuar sendo uma leitora tão ou mais apaixonada do que já sou.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Ah, Magno, como você vem me pedir pra responder uma coisa dessas? Sei não e tô com preguiça de pensar numa resposta à altura. Mas acho que todos os que respiram literatura, lendo-a ou pretendendo escrevê-la, captaram sua mensagem.

    ResponderExcluir
  3. PÂMELA
    Pois é, é um ofício maravilhoso mesmo. A Literatura é a mais maravilhosa das Artes! E acho que a primeira de todas também. Esse é mesmo o objetivo principal de qualquer (boa) Literatura: te "enfiar" dentro de um mundo que não te pertence; te fazer viver outras vidas... (lembra de Rahul de As Horas Nuas?). Rsrs! E, sim, ficar sem ler produz mesmo um vazio inexplicável... Amplexos!

    THAI
    Pois é. Que perguntinha espinhosa! Hehe... Que bom que você conseguiu captar minha mensagem (pois não gostei do texto!). Rsrs! Mas vou melhorando com o tempo (espero!). Obrigado pelo comentário. Amplexos!

    ResponderExcluir