sexta-feira, 8 de abril de 2011

Não Me Abandone Jamais (o livro)

         

            Como havia prometido, aqui estou, após terminada a leitura, para falar um pouco das minhas impressões a respeito do livro Não Me Abandone Jamais que, recentemente, originou o filme de mesmo nome (que ainda não tive a oportunidade de ver!).
            Kazuo Ishiguro, o autor, nasceu em Nagasaki, no Japão, em 1954, mas radicou-se com a família na Inglaterra aos seis anos de idade. É o autor do conhecido romance Os Resíduos do Dia que ganhou o Booker Prize de 1989 e foi, com grande sucesso, adaptado para as telas de cinema, dando origem ao aclamadíssimo filme Os Vestígios do Dia. Tem suas obras traduzidas em 28 idiomas.
            O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista Kathy H. Já mulher feita, com 31 anos, Kathy resolve passar toda a sua "estranha" vida em revista para nos explicar como chegou aonde ela está hoje e para denunciar a cruel realidade em que viveu tantos e tantos anos de sua vida. Não só ela como também seu amigos mais próximos - Ruth e Tommy - e milhares de outras crianças e adolescentes. A dolorosa história de Kathy e seus amigos se passa no interior da Inglaterra, no internato onde todos eles nasceram (isso mesmo: todos eles nasceram lá!) e cresceram. O internato se chama Hailsham. A uma pessoa de fora - e, à grande maioria dos de dentro -, Hailsham aparenta ser um lugar muito acolhedor e incrivelmente agradável para se viver. Mas, por que, mesmo com tanta perfeição, em Hailsham se respira um pesado ar de medo? E por que os alunos de Hailsham são tão diferentes e "especiais"? Para responder a essas e a muitas outras misteriosas perguntas, nos deixamos levar pela protagonista/narradora Kathy H.
"Me chamo Kathy H. Tenho trinta e um anos e sou cuidadora há mais de onze. Tempo demais, eu sei, mas eles querem que eu fique mais oito meses, até o fim do ano. O que dará quase exatos doze anos de serviço. Sei que o fato de ser cuidadora há tanto tempo não significa necessariamente que meu trabalho seja considerado fantástico." - Trecho inicial do livro.
            Há duas perguntas perturbadoras que o leitor se faz mas não encontra resposta até certo ponto da história: (1) o que significa ser um "cuidador"?; e (2) o que significa ser um "doador"? E, afirmo, quando essas e outras perguntas começam a ser respondidas, tornam-se ainda mais perturbadoras. Kathy H. é cuidadora e está, ela própria, prestes a ser tornar uma doadora. Logo a partir da primeira apresentação, começamos a entrar no terreno pantanoso das lembranças da nossa protagonista. E a se assustar cada vez mais com tantas revelações insólitas.

[A partir daqui só é aconselhável continuar se você já leu o livro, assistiu ao filme ou não pretende fazer nenhum dos dois. Rsrs!]

            O fato é que ela, seus amigos e todos os outros alunos "especiais" de Hailsham são clones! E clones criados com o mais macabro e absurdo dos propósitos: esses seres inocentes "vieram ao mundo" com o único objetivo de, a partir de determinada idade, começarem a fazer um treinamento para se tornarem "cuidadores" e, após alguns anos nessa função, passarem a "doadores". E o que fazem esses doadores? A essa altura você já deve ter percebido: quando são considerados "prontos", os doadores começam a se submeter a procedimentos cirúrgicos para a retirada de seus órgãos vitais (!!), levando-os, poucos anos depois do início das doações, à inevitável morte!
            Aí você se pergunta: "Mas pra onde vão os órgãos vitais dos tais doadores?" Respondo: esses órgãos vão salvar a vida de outras tantas pessoas com doenças que, até então, eram consideradas incuráveis como os diversos tipos de câncer. Muito justa a causa, não acha? Criar um clone e, em determinado momento,  começar literalmente a arrancar partes de seu corpo para salvar a vida de pais e mães de família, vovós queridas por todos, pessoas influentes e com muito dinheiro etc. Afinal é apenas um "clone"! E clone não tem alma, ou tem? Leia e depois me diga!

Bom livro! Merece ser lido!

Nota 9,0 para o livro em si.
Nota 5,5 para a tradução que deixa muito a desejar! Sou insuportável pro lado de tradução!

Amplexos...
   

5 comentários:

  1. Você é ótimo, né?
    Posta uma coisa que muita gente não pode ler, porque ainda não teve o prazer de ler o livro ou assistir ao filme.Só tu, viu.rsrs
    Se preocupe não que eu irei lê-lo e assistí-lo (antes de você)rsrs. Assim eu espero.
    Parabéns pelo texto, menino de letras!rs

    ResponderExcluir
  2. PÂMELA
    Sim, é verdade, eu sou ótimo. Hehe! Eu deixei bem claro que, a partir de certo ponto, quem não tinha assistido ou lido, deveria parar por ali! Oxi! Eu ia ficar sem escrever? Era só parar onde eu aconselhei. Largue de caçar problema! Rsrs! Obrigado pelos parabéns! Vou postar umas coisinhas novas que você e todos possam ler! Rsrs! Satisfeita? Amplexos!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei morrendo de vontade de ler o livro. Oh meu Deus! Ler isso só me deu vontade de assistir ao filme de novo.
    Preciso desse livro!

    bjo

    ResponderExcluir
  4. SOPHIA
    Você vai ler, calma. Rsrs! Eu é que tô doido pra assistir ao filme... Amplexos!

    ResponderExcluir
  5. eu acabei de ver o filme, é muito complexo, mas a historia é realmente bonita e profunda. faz refletir muito. Porem creio que o livro deve ser melhor, mais explicativo. É uma historia pra poucos. Beijos!

    ResponderExcluir